quarta-feira, 3 de junho de 2009

CLIVAGENS DO CORAÇÃO - CAP. I

Capítulo I - A Paragênese do amor

Aquele granito já não era o mesmo... As intempéries da vida tinham transformado os minerais, outrora imaturos e inconsequentes, em compostos mais estáveis e seguros de si. Ortoclásios virando caulinitas, biotitas passando para cloritas... Todavia, alguns foram poupados das adversidades intempéricas, entre eles o quartzo, que com a imponência de suas ligações covalentes de silício e oxigênio exibia toda a beleza que elas poderiam lhe proporcionar.

Dentre os cristais de quartzo existentes naquele afloramento secular, havia um em especial, inserido entre placas de micas e alguns feldspatos. Um cristal bem formado, incolor, com um brilho vítreo tão intenso que dir-se-ia que era um diamante por um leigo. Possuia uma fratura conchoidal resultante de uma violenta colisão com um clasto, a qual se gabava em exibir. Altivez e desdém eram características marcantes desse mineral, tão forte e indiferente ao intemperismo da região que duvidava-se da sua real dureza.

A poucos milímetros dali, existia uma simpática microclina, uma dentre as poucas presentes naquele diápiro aflorante. Seu verde intenso e clivagens protuberantes quase perfeitas lhe garantiam uma sensualidade singular, realçada por seu brilho segundo 001. Entretanto, suas estrias resultantes da exsolução ofuscavam um pouco essa beleza mineralógica, mas não ao ponto de apagar totalmente suas mais belas propriedades.

O quartzo e a microclina descritos formam um casal há centenas de anos, separando-se constantemente. Porém, como não podiam se separar literalmente, acabavam reatando. Um caso de amor cheio de fraturas, com inclusões de malícia e de dureza pouco alta para tal paragênese.

De um lado, um mineral forte, sobranceiro e por vezes frio para com sua companheira, o qual clivava e fraturava frequentemente seu coração. Do outro, um cristal sensível, não muito resistente ao intemperismo emocional, que facilmente derramava lágrimas iônicas de potássio. Qual será o destino desse romance mineralógico? Dentro do possível, postaremos mais capítulos desta excêntrica novela... Fique de olho, pois a qualquer momento voltaremos com fortes emoções de "Clivagens do Coração"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário