quarta-feira, 8 de julho de 2009

TERREMOTOS - COMO REAGIR


De repente a terra treme, construções são derrubadas, incêndios surgem repentinamente, gritos de horror e desespero são ouvidos... É mais ou menos este o cenário de um terremoto. Quem viveu tal experiência talvez nunca se esqueça da incrível e assustadora força da Terra. Mas diante deste quadro assutador, é preciso primeiramente ter calma para não tomar decisões precipitadas, as quais podem acarretar consequências fatais. Existem algumas preucações a serem tomadas em casos de sismos, que você confere logo abaixo. Tudo bem que o Brasil não é um país próximo a limites de placas tectônicas, mas mesmo assim ele já experimentou desde um tremor "modesto" de 5.2 (1980, Ceará) a até tremores de maiores proporções (6.6 em1955, Mato Grosso) segundo a Escala Richter. Vale lembrar que os tremores podem ser causados também por falhas. Logo, não estamos isentos de um terremotos, já que a Terra é um planeta muito dinâmico...
DENTRO DE CASA
Proteja-se debaixo da mesa ou de uma escrivaninha. Se você não tiver esses objetos, cubra a cabeça com o que estiver por perto (por exemplo, uma almofada ou um travesseiro). Amarre uma lanterna perto da cama e tenha outras na casa ou apartamento. Tenha velas também. Fixe uma caixa perto da cama para documentos (passaporte, gaijin torouko, caderneta do banco), óculos, dentadura e outros objetos, como agulhas, cortador de unha, carimbo e dinheiro. Não esqueça também de fixar os móveis e mobílias que poderão ser jogados para longe com o abalo. Não saia de casa até o tremor terminar. Se possível, deixe a janela e/ou a porta aberta para garantir uma rota de fuga. O registro do gás, a fonte de eletricidade, assim como o aquecedor, devem ser desligados. Caso haja um princípio de incêndio, utilize o extintor. Se o óleo de cozinha ou querosene estiverem em chamas, não utilize água para apagar; cubra o fogo com uma camisa úmida. Combine com os amigos três ou mais lugares para se encontrarem, caso a comunicação seja difícil.


SUPERMERCADOS OU SHOPPINGS
Proteja a cabeça com a bolsa e fique sempre longe das estantes. Encoste assim que possível nas paredes e nos pilares reforçados. Não corra de imediato para a saída, siga as orientações dos encarregados pela segurança local. Na fuga, utilize somente as escadas e nunca entre nos elevadores. Não queira sair do local de carro para não causar congestionamentos nem atrapalhar a circulação das viaturas.

LOJAS SUBTERRÂNEAS
Encoste nas paredes e pilares reforçados. Mesmo que as luzes se apaguem, não entre em pânico. As luzes de emergência logo se acenderão. Em caso de incêndio, coloque um lenço ou toalha sobre o nariz e a boca e fuja rastejando junto ao chão. Na hora da fuga, siga na direção da corrente de ar frio.


ANDANDO NA RUA
Fique longe dos muros. Pedaços de vidro e lajes podem cair, portanto, não se aproxime dos edifícios e procure abrigo em parques e lugares abertos. Não fique parado, proteja a cabeça com a bolsa. Não se aproxime de modo algum das máquinas de venda automática, das casas e dos edifícios. Também não se aproxime dos fios de alta tensão.


INTERIOR DE TRENS E METRÔS
Pode ocorrer uma parada repentina, por isso, segure-se bem nas cordas e corrimões. Mesmo que ocorra uma parada, não abra e nem use de imediato a saída de emergência. Também não pule pela janela. Siga e obedeça as instruções do maquinista.


DIRIGINDO O CARRO
Encoste o carro na direita ou em algum lugar aberto, desligando o motor. Se houver um policial direcionando as regras do trânsito, obedeça as suas orientações. Ao se afastar do veículo, deixe a chave na ignição e não trave a porta. Se estiver em uma rota expressa ou túnel, reduza a velocidade e busque um local seguro. Pode parecer estranho, mas cuidado com voluntárias que podem querer tomar coisas de valor das vítimas.


FONTE - ADAPTADO DE:
www.geologia.ufpr.br/cenacid/agirterremotos1.doc
http://www.brasilescola.com/brasil/terremotos-no-brasil.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário