domingo, 31 de maio de 2009

É GEOLOGIA, PÔ!

É inevitável. É premeditado. É quase que uma lei física, uma coordenada ou mesmo uma profecia que sempre se cumpre. Mas na primeira vez que você diz o curso que está fazendo, o diálogo é sempre o mesmo:

1º Round
[Você]
- Estou fazendo Geologia.
[Pessoa Medíocre] - Geografia?

Aí você pensa: "Será que falei embolado e ela não me entendeu?". Então, dispondo de paciência e boa vontade, repete-se:

2º Round
[Você]
- Não, Geologia.
[Pessoa Medíocre] - Ah... Biologia!

Acalme-se... Não culpe essa pobre criatura sedenta de informações por nunca ter ouvido falar o nome dessa ciência, afinal, a mesma não é tão conhecida. Já xingando a pessoa por dentro e impaciente, você fala numa tentativa derradeira e desesperada de entendimento:

3º Round
[Você] - Não!!! Geologia!!!
[Pessoa Medíocre] - O quê? Teologia???

Aí é o fim da picada... Controle-se para não esganar o dito cujo...

É bem provável que você já tenha passado por uma situação semelhante acima. Há um grande desconhecimento acerca da Geologia, bem como da diferença desta principalmente com a Geografia. Um dos motivos da confusão seria a própria etimologia (Geo=Terra, Logia: Estudo; Geo=Terra, Grafia=Descrição), que soa bem parecido. Embora o objeto de estudo de ambas as ciências seja o mesmo, o modo com o qual se trata o planeta é diferente: enquanto a Geografia o estuda quanto ao clima, acidentes físicos e se estende ao social falando de populações, divisões políticas, etc, a Geologia não se adentra nestes últimos aspectos, voltando-se para o estudo da composição, origem e evolução da Terra, resumidamente falando.

Confundir Geologia com Geografia é até "aceitável"... Mas confundi-la com a Biologia já é demais! Tudo bem que ela estuda a Terra de uma certa forma, e graças a seus subsídios que foi possível estabelecer o tempo geológico, porém existe um grande divisor de água entre ambas: o orgânico e o inorgânico. Quem estuda o quê é tão óbvio que nem vale a pena comentar...

Cansado de repetir 6,02 x 100000 vezes para alguém que seu o seu curso não é Geografia, Biologia ou seja lá o que for terminado em "ia", mas sim Geologia? Tenha paciência, afinal, depois de compreender o nome da ciência, você terá que aguentar as ridículas piadinhas relativas a profissão... E viva a ignorância!

4 comentários:

  1. Realmente.. é cada piadinha tão sem graça... que nem comento...
    Orgulho de sermos futuro geólogos? NÃO TEM PREÇO ;)

    Monique

    ResponderExcluir
  2. Talvez falte a popularização (não confundir com vulgarização, banalização) da geologia, tal e qual fez Carl Sagan com a astronomia em Cosmos (1980). Eis uma série que deveria ser repetida em lugar de programas infantis bobos aos sábados pela manhã.

    ResponderExcluir
  3. Isso me fez lembrar um diálogo que tive com uma ex-namorada que fazia escola técnica junto comigo.

    (Ela)Qual é o curso que vc vai fazer ?
    (Eu) Geologia.
    (Ela)Geografia ?
    (Eu) Não, geologia.

    (...Sem comentários...)

    (Ela)Geologia ? Esse curso existe na universidade ? (SEM COMENTÁRIOS !!!)

    Obs:Hoje quando me perguntam o que faço, às vezes, digo que sou engenheiro, afinal sou regsitrado pelo CREA

    ResponderExcluir
  4. Cara não tenha vergonha de ser Geólogo não !!!!
    Fale 1.000 vezes, se o cidadão não entendeu ...
    esgane ele... *.*

    ResponderExcluir