quinta-feira, 30 de abril de 2009

UMA CIÊNCIA FASCINANTE

Como uma "simples" rocha pode nos informar sobre antigas condições ambientais do planeta? Como ela é capaz de nos confidenciar as formas primitivas de vida, seu surgimento e até a nossa própria estréia no tempo geólogico? A Geologia, ciência que possui preciosas informações sobre a Terra, é capaz de respondê-las. Porém, cabe aos geólogos interpretar esses dados para a compreensão do nosso planeta, assim como um histiador decodifica antigas escrituras para entender civilizações

E é aí que começa o fascínio geológico: recriar a história da Terra é algo complexo e intrigante. Seria como montar um grande quebra-cabeça de inúmeras peças, onde umas não se encaixam e outras faltam, atiçando a curiosidade em achá-las e preencher essas lacunas. Uma tarefa árdua de investigação, onde as pistas são rochas, fosséis e ambientes diversos e a lupa a mais poderosa ferramenta de um géologo ou qualquer outro profissional: o raciocínio.


Complexa, mas acima de tudo surpreendente, a Geologia nos dá um verdadeiro livro de história sobre a Terra: descreve sua "gestação", amadurecimento e prevê até mesmo seu destino. Uma ciência que é a chave para o passado e o presente e um binóculo para o futuro.




Um comentário: