Nossa vergonhosa atitude para com o planeta...terça-feira, 29 de setembro de 2009
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
OS SUPER PODERES GEOLÓGICOS


Cérebro Pré-Geologia

Cérebro Pós-Geologia

TRILOBITA
AMONITE

Dercy Gonçalves (um dos "fósseis vivos" que tinhamos...)
Se o geólogo não fosse um geólogo, poderia ser perfeitamente um detetive. Na verdade ele já é um, só que um investigador diferente, responsável por decifrar a história da super anciã Terra. Observando um punhado de farelos denominados sedimentos, assediando sexualmente os argilitos ao lamber seus cangotes (que às vezes são siltitos, mas os geólogos, em geral, tem uma maior tara pelas argilas) e fazendo outros atos excêntricos, esses profissionais podem deduzir o que ocorreu em uma determinada área. Em outras palavras, com base nas evidências impressas nas rxs, podem reconstituir a história geológica de uma região. Creio que a maioria do nosso público leitor tenha conhecimento de que isso se trata, mas para as pessoas leigas temos uma ilustração esclarecedora sobre o assunto. Observe:
Considere uma situação S com um crime C, em que estão envolvidos os personagens X, Y e uma rocha P. À primeira vista, a maioria das pessoas diria que X, por ter a possível arma do crime em mãos, teria matado Y. Essa seria uma forte evidência do assassinato, mas pensando como um geólogo, as coisas não seriam bem assim! Vamos pensar nas hipóteses mais comuns que um geólogo formularia a respeito do caso acima:
1ª) X teria realmente a culpa. Mas como isso é tão óbvio, podemos descartar essa hipótese instantaneamente, porque se é fácil, não é Geologia.
2ª) X teria a culpa da morte de Y, mas não o matou... Entendeu? Vejamos: X estaria fazendo seu lanche com a faca, quando, por acidente, Y tropeçou em R e caiu de cabeça na lâmina. A culpada de tudo, portanto, seria a rocha.
3ª) Y não morreu pela facada, mas por susto ao ver a faca suja aparentemente de sangue (que na verda era catchup). Logo, Y morreu devido a sua própria frescura.
4ª) N.R.A
É mais ou menos esse o dilema ao reconstiutir o passado de um determinado local: infinitas possibilidade e infinitas dúvidas. Caso não consiga dizer nada ao ver um afloramento de qualquer rocha, diga a célebre e infalível frase, aplicável a inúmeros casos por geólogos:
"ISSO É MUITO COMPLEXO!"
Como podemos perceber, o geólogo é um ser dotado de incríveis atributos. Seus poderes são incrivelmente incríveis, de espantar qualquer vivente ou até ele mesmo. Deixemos de ler e assistir às rídiculas histórias de super-heróis de sungas e roupas bregas e idolatremos nossos super-heróis da vida real! E viva o ser GEÓLOGO! XD
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
CAMPO DE PETRÓLEO GIGANTE NO GOLFO DO MÉXICO.

Vale ressaltar que a Petrobrás possui uma fatia de 20% na descoberta do Tiber, o que adicionará quase 5% às suas reservas petrolíferas estimadas em 14 bilhões de barris em 2008.
RARIDADE
Se alguém te perguntasse de qual mineral se trata a foto acima, qual você arriscaria? Não... Não era o que você estava pensando: essa belezinha é nada mais nada menos que um espinélio com hibonita! A raridade foi encontrada no município de Piatã, aqui na Bahia, por um garimpeiro apelidado Dida, com 20 anos de experiência na área. Depois de pesquisas feitas por universidades brasileiras, entre elas UFBA e UNICAMP, ficou constatado: é o único do mundo. Ô, lá em casa! - 14 cm de altura
-23 cm de diâmetro
- 405 gramas
Fica aí um videozinho (PS.: peguem um babador...):
lol


