domingo, 31 de maio de 2009

É GEOLOGIA, PÔ!

É inevitável. É premeditado. É quase que uma lei física, uma coordenada ou mesmo uma profecia que sempre se cumpre. Mas na primeira vez que você diz o curso que está fazendo, o diálogo é sempre o mesmo:

1º Round
[Você]
- Estou fazendo Geologia.
[Pessoa Medíocre] - Geografia?

Aí você pensa: "Será que falei embolado e ela não me entendeu?". Então, dispondo de paciência e boa vontade, repete-se:

2º Round
[Você]
- Não, Geologia.
[Pessoa Medíocre] - Ah... Biologia!

Acalme-se... Não culpe essa pobre criatura sedenta de informações por nunca ter ouvido falar o nome dessa ciência, afinal, a mesma não é tão conhecida. Já xingando a pessoa por dentro e impaciente, você fala numa tentativa derradeira e desesperada de entendimento:

3º Round
[Você] - Não!!! Geologia!!!
[Pessoa Medíocre] - O quê? Teologia???

Aí é o fim da picada... Controle-se para não esganar o dito cujo...

É bem provável que você já tenha passado por uma situação semelhante acima. Há um grande desconhecimento acerca da Geologia, bem como da diferença desta principalmente com a Geografia. Um dos motivos da confusão seria a própria etimologia (Geo=Terra, Logia: Estudo; Geo=Terra, Grafia=Descrição), que soa bem parecido. Embora o objeto de estudo de ambas as ciências seja o mesmo, o modo com o qual se trata o planeta é diferente: enquanto a Geografia o estuda quanto ao clima, acidentes físicos e se estende ao social falando de populações, divisões políticas, etc, a Geologia não se adentra nestes últimos aspectos, voltando-se para o estudo da composição, origem e evolução da Terra, resumidamente falando.

Confundir Geologia com Geografia é até "aceitável"... Mas confundi-la com a Biologia já é demais! Tudo bem que ela estuda a Terra de uma certa forma, e graças a seus subsídios que foi possível estabelecer o tempo geológico, porém existe um grande divisor de água entre ambas: o orgânico e o inorgânico. Quem estuda o quê é tão óbvio que nem vale a pena comentar...

Cansado de repetir 6,02 x 100000 vezes para alguém que seu o seu curso não é Geografia, Biologia ou seja lá o que for terminado em "ia", mas sim Geologia? Tenha paciência, afinal, depois de compreender o nome da ciência, você terá que aguentar as ridículas piadinhas relativas a profissão... E viva a ignorância!

sábado, 30 de maio de 2009

30 DE MAIO - DIA DO GEÓLOGO!


Se você perguntar a uma pessoa o que é um odontólogo, ela rapidamente te responderá, mesmo que numa visão superficial: o médico que trata dos dentes. Agora pergunte a qualquer um: o que é um geólogo? Provavelmente a pessoa ficará muda, e caso se arrisque a dar um palpite é quase que certo a confusão com uma profissão de nome semelhante. Essa é uma lamentável realidade, principalmente aqui no Brasil, acerca desse profissional tão importante ao homem.

O dia do geólogo é comemorado internacionalmente, mas essa data é passada tão despercebida no nosso país que seu significado é irrelevante a nossa sociedade. Em outras partes do mundo, o profissional tem sua importância reconhecida para o desenvolvimento sócio-econômico sustentável, mas aqui o seu valor ainda é pouco conhecido. Para o géologo Álvaro Rodrigues dos Santos, o desconhecimento em relação às atividades desse profissional "(...) deve-se em boa parte aos próprios geólogos, em geral mais afeitos a seus círculos profissionais específicos restritos e despreocupados em dialogar mais abertamente com a sociedade sobre as importantíssimas questões com as quais trabalha." Algo que não deixa de ser verdade.

A sociedade pouco sabe sobre o papel do geólogo, mas é graças a esses profissionais "anônimos" que ela usurfrui do bem-estar, conforto, tecnologia e segurança que detém. O que seria de nós sem os metais, carvão, petróleo, rochas ornamentais e de construção, as quais são localizadas por eles? O que seria de nós sem o precioso solo de onde retiramos os alimentos? O que seria de nós sem o geólogo? Com certeza nossa vida seria muito mais difícil, para não dizer impossível.

Contudo, com o desordenado crescimento populacional e a escassez de recursos naturais, dentre eles a imprescidível água, haverá a exaltação dessa profissão, visto que a mesma será a solucionadora dos problemas decorrentes do precário futuro que construímos. Nos últimos três anos, iniciou-se uma maior contratação de geólogos aqui no Brasil com o intuito de suprir o seu parque industrial: seria esses indícios uma evidência de uma nova era para a profissão no país?

Impopular, desvalorizado, louco na concepção de alguns: esse é o perfil do geólogo brasileiro. Mas só quem realmente ama a Terra, acha uma simples "pedra" algo sensacional e consegue desvendar a história do planeta é quem realmente sabe seu verdadeiro valor. Afinal, um geólogo não é algo que se vê todo dia: é um artigo raro.

Para todos os profissionais da área e aos futuros geólogos, um Feliz dia do Geólogo!